segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Introdução da fome

Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o engajamento pessoal. Mais do que isto, supõe a experiência pessoal do humilde e corajoso processo de gestação de uma nova sociedade,que atenda aos direitos e ás necessidades básicas da população: educação, saúde, reforma agrária, política agricola, demarcação das terras indígenas e das terras remanescentes dos quilombos, distribuição de renda, reforma fiscal e tributária, moradia. Exige também que desenvolvemos novas relações de trabalho e de gestão da empresa, criando uma economia de comunhão comprometida com a solidariedade e atenta às exigências da sustentabilidade.

Conclusão da fome

As causas da fome crônica e desnutrição no Brasil e no mundo são pobreza, a distribuição ineficiente dos alimentos juntamente com a reforma agrária precária. O crescimento desproporcional da população em um determinado estado ou território em relação á capacidade de sustenção, são fatores essenciais para a manutenção da fome.
Alterar essa situação significa alterar a vida da sociedade, o que pode não ser desejável, pois iria contrair os interesses e os privilégios em que se assentam os grupos dominantes. É mais cômodo e mais seguro responsabilizar o crescimento populacional, a preguiça do pobre ou ainda as adversidades do meio natural como causa da miséria e da fome no terceiro mundo.